Os dados apresentados nesta seção são provenientes do Censo Demográfico de 2000, realizado pelo IBGE. As tabulações foram realizadas pelo CIDE a partir do arquivo de microdados.

Os arquivos de microdados, são parte integrante do processo de disseminação dos resultados da Amostra do Censo Demográfico 2000. A documentação inclui as notas metodológicas e a descrição dos respectivos conteúdos. Os dados poderão ser recuperados até o nível de distrito, subdistrito ou área de ponderação desde que satisfeita a condição de possuírem na amostra pelo menos 400 domicílios particulares ocupados.

O Censo Demográfico 2000 abrangeu as pessoas residentes, na data de referência, em domicílios do Território Nacional. A investigação dos domicílios e das pessoas neles residentes teve como data de referência o dia 1º de agosto de 2000.

Os dados estão apresentados para os 91 municípios instalados até 1º de agosto de 2000, ou seja não incluem Mesquita, instalado em 1o de janeiro de 2001, e ainda incluído no município de Nova Iguaçu.

Para melhor compreensão das informações apresentadas, seguem alguns esclarecimentos a respeito dos conceitos utilizados.

Sexo - Sexo da pessoa recenseada.
- Masculino
- Feminino

Cor ou raça - Raça ou cor conforme declaração da pessoa recenseada, de acordo com a classificação determinada no plano de investigação do Censo.
- Branca - pessoa que se enquadrou como branca;
- Preta - pessoa que se enquadrou como preta;
- Amarela - pessoa que se enquadrou como amarela (de origem japonesa, chinesa, coreana etc.);
- Parda - pessoa que se enquadrou como parda ou que se declarou mulata, mestiça, cabocla, cafuza, mameluca;
- Indígena - pessoa que se enquadrou como indígena ou se declarou como tal, vivendo em aldeamento ou fora deste;
- Ignorado

Religião - Seita, culto ou ramo da religião professada, conforme declaração da pessoa recenseada
- Católica Apostólica romana - Católica Apostólica Romana, Católica Carismática, Católica Pentecostal, Católica Armênia, Católica Ucraniana.
- Evangélicas de missão - Luterana, Presbiteriana, Metodista, Batista, Congregacional, Adventista, Episcopal Anglicana, Menonita
- Evangélicas de origem pentecostal - Assembléia de Deus, Congregacional Cristã do Brasil, O Brasil Para Cristo, Evangelho Quadrangular, Universal do Reino de Deus, Casa da Benção, Casa de Oração, Deus é Amor, Maranata, Comunidade Cristã Nova Vida, Comunidade Evangélica, Avivamento Bíblico, Cadeia da Prece, Igreja do Nazareno
- Outras evangélicas - Exército da Salvação, Evangélica Renovada (sem vínculo institucional), Evangélica Pentecostal (sem vínculo institucional), Outras evangélicas não determinada
Espírita - Espírita, Kardecista, Outras
Umbanda e Candombé - Umbanda, Candomblé, Outras declarações de religiosidade afro-brasileira
- Outras religiosidades - Católica Apostólica Brasileira, Católica Ortodoxa, Ortodoxa Cristã,
outras Católicas, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), Testemunha de Jeová, Legião da Boa Vontade, Religião de Deus, Espiritualista, Judaísmo, Hinduísmo, Ioga, Budismo, Novas religiões orientais, Islamismo, Tradições Esotéricas, Tradições Indígenas,
- Sem religião
- Sem declaração

Relação com responsável pela família - Relação de convivência existente entre cada pessoa e o responsável pela família.
- Pessoa responsável - Pessoa (homem ou mulher) responsável pela família ou que assim seja considerada pelos demais moradores.
- Cônjuge, companheiro(a) - Pessoa (homem ou mulher) que vivia conjugalmente com a pessoa responsável pela família, existindo ou não vínculo matrimonial.
- Filho(a), enteado(a) - Inclusive o filho adotivo ou de criação e o filho somente do cônjuge, mesmo que o cônjuge já tenha falecido ou não faça mais parte da família.
- Pai, mãe, sogro(a) - inclusive padrasto(s) e madrasta(s).
- Neto(a), bisneto(a) - inclusive o(s) que seja(m) só do cônjuge.
- Irmão, irmã - inclusive os que não têm laços consangüíneos (adotivos ou de criação).
- Outro parente - avô(ó), bisavô(ó), genro, nora, cunhado(a), tio(a), sobrinho(a), primo(a), inclusive só do cônjuge.
- Agregado(a) - Pessoa que, sem ser parente, pensionista, empregado doméstico ou parente do empregado doméstico, não pagava hospedagem nem contribuía para as despesas de alimentação e moradia da família.
- Pensionista - Pessoa que, sem ser parente, pagava hospedagem ou contribuía para as despesas de moradia e alimentação da família.
- Empregado(a) doméstico(a) - pessoa que prestava serviços domésticos remunerados a um ou mais componentes da família.
- Parente do empregado(a) doméstico(a) - Pessoa que era parente do empregado(a) doméstico(a) e que não prestava serviços domésticos remunerados a qualquer dos componentes da família.
- Individual em domicílio coletivo - Pessoa só, que residia em domicílio coletivo, ainda que compartilhando a unidade com outra(s) pessoa(s) com a(s) qual(is) não tinha laços de parentesco ou dependência doméstica.


Nupcialidade - Na investigação de nupcialidade foi levada em conta a condição das pessoas em relação ao fato de viverem em companhia de cônjuge, em decorrência de casamento civil, religioso, civil e religioso ou de união consensual estável. A noção de estado conjugal das pessoas, portanto, não corresponde a de estado civil, considerado como condição jurídica das pessoas em relação ao matrimônio, que também foi investigado. As características de nupcialidade foram investigadas para as pessoas de 10 anos ou mais.

Vive em companhia de cônjuge ou companheiro(a) - Considera-se como tendo ou tendo tido cônjuge ou companheiro(a) a pessoa que coabita ou já coabitou com um cônjuge ou companheiro(a).
Existência de cônjuge.
- Sim
- Não, mas viveu
- Nunca viveu

Natureza da última união - Natureza da última união da pessoa recenseada.
- Casamento civil e religioso - Para a pessoa que vive ou viveu em companhia de cônjuge com quem é (era) casada no civil e no religioso, inclusive para a pessoa que, embora somente tenha comparecido à cerimônia religiosa, regularizou o ato civil de acordo com a legislação vigente.
- Só casamento civil - Para a pessoa que vive ou viveu em companhia de cônjuge com quem é (era) casada somente no civil.
- Só casamento religioso - Para a pessoa que vive ou viveu em companhia de cônjuge com quem é (era) casada somente no religioso, em qualquer religião ou culto.
- União consensual - Para a pessoa que vive ou viveu em companhia de cônjuge com quem não contraiu casamento civil ou religioso.
- Nunca viveu - Para a pessoa que nunca viveu em companhia de cônjuge ou companheiro.

Estado civil - Tipo de estado civil da pessoa recenseada.
- Casado(a) - Pessoa que tenha o estado civil de casada.
- Desquitado(a) ou separado(a) judicialmente - Pessoa que tenha o estado civil de desquitada ou separada homologado por decisão judicial.
- Divorciado(a) - Pessoa que tenha o estado civil de divorciada, homologado por decisão judicial.
- Viúvo(a) - Pessoa que tenha o estado civil de viúva.
- Solteiro(a) - Pessoa que tenha o estado civil de solteira.

A partir das definições acima, pode-se estabelecer uma classificação que indique o estado conjugal da pessoa entrevistada:

- Casada - Pessoa que respondeu Sim na questão Vive em companhia de cônjuge
- Solteira - Pessoa que respondeu Nunca viveu na questão Vive em companhia de cônjuge
- Separada - Pessoa que respondeu Não, mas viveu na questão Vive em companhia de cônjuge e Desquitado(a) ou separado(a) judicialmente, Divorciado(a) ou Solteiro na questão Estado Civil
- Viúva - Pessoa que respondeu Viúva na questão Estado Civil.