Notícias

»SAMBA, DIVERSÃO E ORIENTAÇÃO PARA AS MULHERES NA CENTRAL DO BRASIL

16/03/2015



 Uma noite em que todos os caminhos levaram até a diversão. Um momento também para refletir e informar. Desafiando a chuva fina, a Supervia e a Loterj realizaram nesta sexta-feira (13) a sexta edição do Samba nos Trilhos, que põe para dançar, uma vez por mês, usuários e usuárias dos trens urbanos do Rio de Janeiro. Só que desta vez houve um ingrediente a mais. Para homenagear as mulheres em virtude das comemorações do 8 de março, o dia Internacional delas, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) teve uma participação especial no evento e aproveitou a festa para reforçar a divulgação do Via Lilás. Lançado no último dia 2, o projeto tem como objetivo orientar, acolher a capacitar vítimas de violência doméstica.

 

Com as entradas da Central do Brasil, no Centro, lotadas, o Samba nos Trilhos mostrou mais uma vez a sua popularidade. No palco, atrações como Sombrinha e Pegada Brasileira. Houve, ainda, sorteio de um carro e distribuição de brindes. Foi oferecida também oficina de turbantes e adereços de cabelo para quem queria caprichar no visual. Bom para quem saiu do trabalho e apostou no ritmo mais famoso do Rio para curtir a entrada do fim de semana.

 

Nas tendas instaladas na área VIP, os cartazes e banners do Via Lilás estavam presentes. O projeto também foi divulgado pelo apresentador da noite, André Gasparetti. Ele lembrou a importância de denunciar os casos de violência e alertou também para os riscos do câncer de colo de útero e de mama.

 

A subsecretária de Política para as Mulheres do Rio, Marisa Chaves, participou do evento, ao lado do secretário-executivo da SEASDH, Marcos Wolf, e da chefe da gabinete, Carla Góes. Convidada ao palco, Marisa Chaves mandou o recado para as mulheres que estavam se divertindo. "Só teremos um mundo melhor quando acabarmos com o racismo, o sexismo e a homofobia", discursou.

 

A subsecretária também ressaltou a importância do Via Lilás. "Temos quatro computadores interativos instalados só na Central do Brasil para as mulheres participarem do projeto. Elas devem procurar os totens e ficar sabendo, por exemplo, onde e a quem denunciar casos de violência doméstica", declarou.

 

Na plateia, algumas usuárias da SuperVia demonstraram ter conhecimento sobre o Via Lilás. Jéssica Léris classificou o projeto de instrutivo e importantes. "Tem muita informação e ajuda a tirar dúvidas", comentou.

 

Para a gerente de Mídias e Eventos da SuperVis, Kátia Freitas, foi uma boa oportunidade reunir a diversão com a ideia de divulgar o projeto da SEASDH. "Fazemos esse evento no Carnaval, Natal e temos um arraial junino. Fortalecemos os laços com os nosso usuários e não poderíamos esquecer de homenagear as mulheres em março. Estamos ajudando muitas delas, que passam a ter informações importantes", acrescentou.

 

O Via Lilás é um projeto elaborado pela SEASDH, RioSolidario, Secretaria de Transportes (Setrans), SuperVia e Banco Mundial. Tem como objetivo ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica com informações, cursos de capacitação e acolhimento dos filhos das usuárias dos trens urbanos, que terão creches à disposição.


 

 

 

 

Voltar

Agenda

05/12/2015

4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

26/06/2018

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CEDIM-RJ

14/03/2020

Nota sobre o COVID19

» Veja toda a agenda

  • Cartilha Uma Vida Sem Violência