Notícias

»TITULAR DA SEASDH PARTICIPA DE SEMINÁRIO, COMO PARTE DAS AÇÕES DO MÊS DA MULHER

26/03/2015

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) abriu as portas, na tarde desta terça-feira, 24, para o Seminário “Um Panorama das Políticas Públicas do Rio de Janeiro”. Realizado dentro das ações da Subsecretaria de Políticas para Mulheres no mês da mulher, o evento teve por objetivo traçar perspectivas e discutir políticas públicas em prol das mulheres.

Presente ao Seminário, a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Cristina Cosentino, ressaltou a importância de se ter uma política efetiva voltada para essa população que sofre violência doméstica. “As mulheres precisam entender que existem outras formas de violência, e não somente a física. Os índices de violência reduzem quando elas se fortalecem e denunciam”, disse Teresa.

“Precisamos de uma ação intersetorial onde todos colaborem a favor dessas mulheres vítimas de violência”, destacou Marisa Chaves, subsecretária de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro e presidente do CEDIM. Marisa ressaltou, também, a necessidade de políticas públicas afirmativas que garantam a inclusão e os direitos iguais das mulheres.

A mesa de abertura do Seminário foi composta pela titular da SEASDH, Teresa Cristina Cosentino, a subsecretária Marisa Chaves, a secretária Especial de Políticas para as Mulheres na Cidade do Rio, Ana Rocha, a magistrada e assessora da presidência do TJ-RJ, Adriana Ramos, e por Marcele Esteves, conselheira do CEDIM responsável por coordenar a mesa.

Durante a abertura, Marcele Esteves reafirmou o objetivo do evento e agradeceu às entidades que estiveram presentes.

“Queremos atualizar as prioridades e um maior compromisso para superar as barreiras. E é com muito gosto que temos, nesta mesa, mulheres que colocam em prática as politicas para as mulheres”, disse a conselheira.

Na ocasião, a secretária Teresa Cristina Cosentino lembrou que o objetivo da SEASDH é contribuir para um estado mais justo, igual e cooperativo. “Nessa gestão, a Secretaria tem como valor o fortalecimento do controle social exercido por meio dos conselhos. Desejo que esse seminário traga resultados e que propostas floresçam para implementarmos nas políticas públicas”.
A secretária acrescentou ainda, a necessidade de se construir uma sociedade de paz trabalhada desde a escola, ao educar com base nos direitos humanos, paz e respeito.

“Para que tenhamos Políticas de Estado temos que ter bastante vontade e capacidade técnica para responder as demandas que nós, que temos a identidade de mulher, conhecemos bem”, disse a subsecretaria Marisa Chaves. “Aproveito aqui para agradecer o apoio que a secretária Teresa tem dado a essa causa”, finalizou.

A secretária Especial de Políticas para as Mulheres na Cidade do Rio, Ana Rocha, destacou a união de forças em prol das mulheres. “Estar aqui hoje é muito importante. Nós mulheres queremos conquistar nossos direitos. É tempo de unir forças e nós merecemos igualdade”, disse Ana Rocha.

A assessora da presidência do TJ-RJ, Adriana Ramos, contou que apenas no ano passado, 395 mulheres foram mortas no Rio de Janeiro, o que caracteriza a necessidade de erradicar o feminicídio no Estado. “A lei sancionada em 9 de março deste ano, que define o feminicídio como crime hediondo, é um grande avanço, mas temos que trabalhar na prevenção e erradicação desse tipo de crime.”, destacou Adriana Ramos.

A mesa de palestrantes foi composta pela juíza Adriana Ramos, com o tema Feminicídio e violência de gênero; a médica Tizuiko Shiraiwa, que discursou sobre o tema SUS e mortalidade materna no RJ, e Ludmila Fontenelli, que encerrou com o tema Desafio no SUS para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Após a mesa redonda com as expositoras, um debate foi realizado para discutir os temas apresentados e novos caminhos para políticas públicas a favor das mulheres.

05/12/2015

4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES