Indicadores Sob a Perspectiva de Gênero e Raça: Situação no Estado do Rio de Janeiro

 
  "Indicadores Sob a Perspectiva de Gênero e Raça: Situação no Estado do Rio de Janeiro" é um levantamento que apresenta a situação de mulheres e homens brancos pretos ou pardos no estado do Rio de Janeiro através de dados demográficos e socioeconômicos.

Os dados mostram uma parte da realidade da nossa sociedade assim como as desigualdades existentes nos diferentes espaços da organização social. O objetivo deste estudo não é aprofundar-se nas causas, mas retratar a desigualdade. Os indicadores apresentados no documento podem ser um instrumento de apoio a pesquisas, apresentações, cursos, oficinas e outras atividades que estejam aprofundando e trabalhando na temática de raça e gênero.

O CEDIM com o apoio técnico do UNIFEM oferece um retrato gráfico da desigualdade no Estado do Rio de Janeiro a fim de contribuir para a desconstrução da falsa eqüidade e do sistema sexista e racista no qual todas e todos estamos inseridos.

A maior fonte de informação para a elaboração dos diferentes indicadores provêem do Sistema Nacional de Informações de Gênero (SNIG/BR), um instrumento que colocou a disposição da sociedade brasileira a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em parceria com UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), com o apoio do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) e a colaboração técnica da Fundação do IBGE.
http://200.130.7.5/spmu/SNIG/snig.html

Serão utilizadas outras fontes de informação para retratar determinadas áreas da sociedade ou, quando for possível, mostrar dados mais atualizados. Esta análise não é um produto acabado, ela pode ser aprofundada, reformulada ou avaliada na medida em que outras fontes de informação possam ser utilizadas e trabalhadas.

Baixe agora o arquivo