Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart

O Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, inaugurado em 21 de março de 2002, tem como objetivo principal a preservação e a difusão do patrimônio histórico, cultural e científico da mulher.

Idealizado para ser o primeiro espaço cultural do Brasil com a marca de gênero, está instalado em prédio do início de século passado, tombado pelo Patrimônio Histórico e restaurado pelo Governo de Estado do Rio de Janeiro.

O Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart é um núcleo de informação, discussão e estímulo à criação, permitindo o acesso ao conhecimento da história, à produção das ideias e dos meios de expressão da mulher, contribuindo para a autonomia e o empoderamento da mulher ou seja, o fortalecimento da cidadania feminina e o enriquecimento do cenário cultural do Rio de Janeiro.

Os eventos mais frequentes realizados pelo Espaço são: exposição, música, dança, feiras de artesanato, palestras, oficinas e exposições itinerantes pelo interior do estado.

O Espaço Cultural é composto de Teatro, Galeria, Sala de cursos, Sala de eventos, Auditório, Biblioteca e Jardins.

No dia 03 de março de 2008, a SEASDH e o CEDIM fizeram uma homenagem póstuma a ex-deputada, escritora e jornalista Heloneida Studart. No ato foi inaugurada a placa do Espaço Cultural Cedim, que ganhou o nome da feminista. Indicada entre as 100 mais importantes do século XX, foi uma das primeiras a defender os direitos da mulher no país.

Exposição


» Cores Imaginárias

» desobjetos

» desvalores

» Planos em Movimento

» Mulheres de Pedra

» Lá vai a noiva

» O Encontro...

» Mulheres Bambas do Samba II: Oralidade, Tradição e Memória

» Ainda é preciso

» Nelson Rodrigues

» Cerâmica Negra da Maré

» Coisa de Mulher

» VI Festival de Música, Dança e Cultura Afro-Brasileiras